Coro Académico Egas Moniz

coro

 

 

Fundado em Janeiro de 2005 com o apoio da Administração da Egas Moniz, CRL. (EM), o Coro Académico Egas Moniz (CAEM) é constituído maioritariamente por alunos contando com cerca de 30 elementos. Desde a sua criação, o CAEM tem desenvolvido várias atividades do foro cul- tural e científico, contando no seu currículo com dezenas de atuações, a organização de 6 saraus culturais, com o objetivo de promover a troca de experiências entre amadores, estabele- cendo contactos entre várias instituições, nacionais e internacionais; nomeadamente através da participação de embaixadas, como aconteceu em 2008, um encontro internacional de coros (2006), 4 seminários e vários workshops alusivos ao tema da Voz (entre 2005 e 2011). Estes últi- mos trouxeram até à nossa instituição muitos estudantes e profissionais, das diversas áreas de Uso Vocal, de várias regiões do País, de Norte a Sul.

Em Julho de 2009, o CAEM teve a sua 1a participação internacional, no International Music Fes- tival of Tuscany, em Montecatini, Itália, patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em Abril de 2010, participou no “XII Encontro Internacional de Coros Universitários”, organizado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra. Realizou ainda, dois importantes concertos Corais -Sinfónico no Mosteiro dos Jerónimos com duas Orquestras distintas tendo cantado as obras: Gloria RV589 (Vivaldi) e Deutsche Messe D872 (Schubert) que apresentou em 2012 e 2013, re- spectivamente. Para estas duas atuações, contou com protocolos com a Orquestra do Conserva- tório da Metropolitana de Lisboa (2012) e a Camerata Silva Dionisio da Escola Superior de Música de Lisboa (2013). Em 2014, participou em Espanha, na categoria de Música Sacra no In- ternational Music Festival Barcelona.

Os objetivos do CAEM são contribuir para a aquisição de uma cultura musical coral diversa atra- vés de uma formação vocal baseada no contacto direto com obras de diferentes épocas, géneros e estilos musicais, promovendo um enriquecimento curricular e melhor formação cívica no âmbito universitário. Acima de tudo, o CAEM é um projeto multifacetado que visa o envolvimento de es- tudantes em áreas artísticas, promovendo e desenvolvendo as suas capacidades musicais, para além de garantir um convívio saudável entre os seus membros, contribuindo para melhores re- sultados nas suas áreas de estudo e, como complemento importante na sua formação académica.

Além disso, os alunos podem beneficiar de redução de 20% na propina mensal, tendo um estatuto próprio em matéria de exames e faltas. Para ser admitido no Coro, a melhor maneira é aparecer nos ensaios e manifestar o seu interesse. Ou ainda assistir aos ensaios, sem qualquer compromisso. Desde fevereiro de 2007, a direção artística está a cargo do Maestro Paulo Videira.

Os ensaios decorrem no Grande Auditório às 2af e 4af das 17h-19h.

Para mais informações - Contactos:
André Calejo - coroacademicoegasmoniz2012@gmail.com / 913 864 912 

Patrocinadores